O PIANO
sinopse: Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin). O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.
Crítica por Lucivaldo Feitosa: Holly Hunter consegue a melhor interpretação já concebida para o cinema. "O Piano" é um filme de atriz e HH brinda-nos com uma interpretação dilacerante, com gestos comedidos e um olhar fulminante ela consegue a proeza de passar toda a fúria e desejo da personagem. Já no começo do filme, quando HH olha para o piano na praia, percebemos toda a sensação de esvaziamento de Ada. A cena do "machado" é de um vigor trágico perturbador. Análises mais profundas permite-nos ver nesse filme não apenas o mudismo físico, que certamente não é o pior, mas sim o grito surdo de alguém que não consegue ser ouvido, tendo seus desejos conseqüentemente amputados. As cenas de sexo foram filmadas com densidade e sensibilidade exigidas. Destaque para a bela fotografia, o figurino e para Anna Paquin, que na minha opinião mereceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante, pois fez um perfeito contraponto à interpretação de HH."
ps. assisti esse filme por volta dos 13 anos, nunca me esqueci dele, marcou minha vida o olhar de ADA.
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